Música & Músicos |
Sergio Pimentel aprendeu a cantar e a tocar violão para engrossar o salário de professor
Mineiro de Matipó, "cidade que não está nem no mapa", o filho de fazendeiros Sergio Pimentel, 39 anos, criou-se no Rio de Janeiro, cresceu em Caratinga e se formou na também mineira Juiz de Fora, onde passou a viver do minguado salário de professor de Português.
Freqüentador assíduo do pub "Vitraux" onde se exibia um trio musical, uma noite lhe perguntaram se sabia cantar e se gostaria de ser o vocalista do grupo. Mesmo sem nunca ter cantado, disse que sim e só aceitou o desafio ao deslumbrar a possibilidade de engordar a renda. Com bom conhecimento de inglês, passou a cantar hits internacionais e em apenas dois meses já fazia sucesso.
Um dia, o dono do pub propôs sua apresentação sozinho ao violão, na folga do trio. Mesmo sem saber tocar o instrumento aceitou, mas estrategicamente pediu dois meses de prazo para "comprar um violão, pois tinha vendido o seu para adquirir um aparelho de som".
A mentirinha lhe deu o tempo suficiente para tomar aulas em regime integral com o guitarrista do trio, o médico e amigo Dr. Bráulio Motta. Em apenas dois meses descobriu que tinha ouvido para a música ao preparar um repertório de 20 músicas. E começou seu show das quintas-feiras. Outro sucesso.
Aos poucos foi se aperfeiçoando no violão, passou a tocar guitarra elétrica, fez um curso por correspondência de harmonização na conceituada "Beckelle College of Music", tirou sua carteira na Ordem dos Músicos e se profissionalizou. E o professor Pimentel deu lugar ao músico Serginho Pimentel.
E continuou sua carreira nos festivais de música de Juiz de Fora: um primeiro lugar com a sua composição "Eremita" e um segundo lugar com "Passado". Depois vieram os shows, como o de Oswaldo Montenegro e Cláudio Nucci (ex-Boca Livre) e, também, o encontro com mineira Alba que se propôs empresariá-lo.
Serginho propôs 20 por cento de comissão, ela pediu 50, então para encerrar a negociação os dois se casaram e ficou tudo em casa, no mesmo bolso. Uma turnê organizada por Alba, percorreu cidades mineiras históricas (Ouro Preto, S.J. Del Rei, Tiradentes), exposições rurais e festas regionais, até que em janeiro de 1993 fizeram uma apresentação no bar Gulf Stream, no shopping Number One, em Búzios. Começou, aí, o vínculo com a cidade, onde chegaram para morar de vez quando a filha Daniela tinha apenas oito meses de idade (está com 9).
Mas Serginho Pimentel ainda se apresentou numa turnê na cidade Argentina de Mendonza e no Barra Shopping (RJ), antes de se fixar definitivamente em Búzios, primeiro apresentando-se no bar-restaurante "Vídeo Chips" e, depois, no Galápagos Inn e na saudosa e original Pousada Estalagem, construída na Rua das Pedras pelo contrabaixista BRUCE HENRY. Nessa época Alba também começou a cantar nos shows.
Atualmente, Serginho & Alba podem ser vistos e ouvidos diariamente das 19 às 2 horas da madrugada no bar-restaurante Fashion, também na Rua das Pedras, local que reúne principalmente turistas que estão a fim de curtir a noite buziana ao som de saudosos flashbacks na guitarra & voz de Serginho Pimentel.
Passe por lá, confira e cante junto !