Música & Músicos

Jovem tecladista cria escola de música para jovens talentos da comunidade buziana

Professor Giovane e aluno Édson

Giovane Maia aos 13 anos, ganhou da mãe Cilene um violão, mas com seis meses de estudo preferiu aprender teclado. Dois anos depois já tocava na Banda Arquivo, em Petrópolis (RJ), sua cidade natal. Incentivado pelo pai Antônio, mestre da bateria da escola de samba local, dedicou-se à música, formou-se em Teoria Musical pela Escola de Música Petropolitana e ainda muito jovem virou um músico profissional, ou melhor, um professor de música.

Tecladista, atuou em várias bandas, como a do pagode "Senti Firmeza", a de Paulo Maurício e a do Joãozinho do Cavaco, com quem gravou um CD durante um dos shows ao vivo. Aos 21 anos, casou-se com Tatiana, também musical e que virou cantora ao som de Giovane. Nessa época ele já vivia de aulas particulares.

Giovane & Tatiana

No início de 2001, Giovane e Tatiana decidiram ganhar a vida com a música, em Búzios, tocando em bares e restaurantes da cidade, mas encontraram esse ambiente já tomado por colegas de profissão e optaram por algo comunitário: uma escola de música para jovens buzianos.

A Escola de Música Novos Talentos (fone 22- 2623-7520) começou a funcionar numa pequena loja improvisada, mas como os alunos foram chegando e o espaço se acanhando, alugaram, em maio, uma casa grande no bairro de Manguinhos, atrás da Escola Municipal Nicomedes Bispo. O espaço, simples e muito agradável, aos poucos vai tomando o jeito do caprichoso casal de músicos, que colocou painéis pintados com motivos musicais nas paredes das salas de aula, de acordo com o instrumento ensinado.

Sala com motivo musical

Ao todo são 60 alunos matriculados (quatro aulas por mês a R$ 40,00) que estudam teclado com Giovane Maia; violão com Léo Akerman; guitarra com Joel; contra-baixo com Flávio Melo Silva; saxofone, com Luiz Cláudio Rocha; bateria com Robério Rafael (tocava na banda do Tim Maia); e canto.

Um dos alunos de teclado é Édson da Silva Souto, de 13 anos, dez a menos do que o professor Giovane. Cursando a 5ª Série, nasceu em Búzios, filho de paraibanos que se radicaram na cidade. Com "jeito para a música", o garoto Édson afirma que vai ser um músico profissional.

Se tiver o talento e a determinação do professor, quem sabe a história do aluno Édson imite a do garoto Giovane, que teve a iniciação musical aos mesmos 13 anos de idade.

Afinal, a Escola de Música Novos Talentos foi criada para isso: incentivá-los !