DICA

NEGO É BRANCO E SEU BAR DE PRAIA É UM DOS PIONEIROS DA CIDADE

Ele nasceu escurinho, daí o apelido que carrega há 54 anos sem qualquer trauma. Filho do pescador Neneco (Manoel José do Couto) e de Dona Aventina Maria, Manoel do Couto Filho, o Nego, é buziano da praia de Manguinhos (Canto da Revela), foi aluno do professor Maneco, pai do companheiro de pesca Natalino (já falecido) e quando jovem carregou muita lata d'água do Poço do Amor até sua casa.

Mas como era comum na época, com a morte do pai largou os estudos, assumiu a família, virou pescador profissional, em Búzios, e biscateiro nas horas de folga, em Cabo Frio. Nego fez de tudo na pesca e na construção civil, mas aos 25 anos de idade (1972) montou sua primeira barraca de praia que logo virou o badalado Bar do Nego, um point da praia de João Fernandes (canto direito), "época de muito sossego porque só havia na vizinhança três casas, a do Seu João (filho do pintor Cândido Portinari), do Seu Francisco e a dos alemães".

Tendo na cozinha a "patroa" Maria dos Reis e três filhas, Nego tem a ajuda de um filho para servir nas mesas (o outro morreu no início de 2001 deixando muita tristeza).

Curta as águas tranqüilas da praia de João Fernandes e os frutos do mar do Bar do Nego, como a lula à doré e enchova frita, regadas a capirinha ou cerveja gelada.

 

 

Bianca e seus kits

MERGULHE COM BIANCA - Se você não quiser curtir apenas o sol e os comes & bebes e gosta de mergulhar a pouca profundidade só para ver peixinhos & corais, procure logo após a primeira ponta de pedra à direita a barraca com a placa Búzios DIVE Center. Ali encontrará Bianca Santos Ferreira, a simpática jovem buziana de 21 anos que aluga kits com máscara/snorkel/nadadeira.

Sobrinha de Soca, o maior pescador submarino da cidade e com quem aprendeu os segredos do mar, Bianca é formada em técnica de turismo, deixou de ser vendedora de loja de mergulhos e passou a mergulhar para mostrar aos turistas (maioria estrangeiros) as belezas do fundo do mar numa laje coberta de corais a apenas 10 metros da areia e a quatro metros de profundidade.

Da laje ela retira na hora o marisco que serve de isca para os "Budiões e Sargentos", peixinhos coloridos que comem na sua mão, encantando os que a acompanham no mergulho.

Para os experientes que desejam aventura, Bianca organiza mergulhos ao redor das ilhas Feia e Branca (fone 24- 9957-5826 e 623-4115)

Bom mergulho.

Bianca & peixinhos

Budião ou papagaio