Artes

Nádia & Alfredo Rainho abrem atelier de cerâmica para quem gosta de arte

Alfredo & Nádia

Nádia e Alfredo Rainho formam um casal de artistas que optou em morar em Búzios, depois de percorrer o mundo. Ele como diplomata brasileiro em países como Japão, Indonésia, Síria, Venezuela, México, Alemanha e Iugoslávia, onde, na capital Belgrado, conheceu a mulher com quem se casou há 45 anos.

Nádia nasceu Nada Zivkovich (Nada, em iugoslavo, quer dizer esperança), em 1934, na capital Belgrado e cresceu numa família de hábitos bem rígidos, já que seu pai era general (foi Ministro do Exército) e lhe ensinou, quando ainda era criança a andar a cavalo e a dar tiros de revólver, antigo costume iugoslavo de comemorar as festas de fim de ano.

Seus pais morreram na Segunda Guerra e ela, com apenas 11 anos, passou a enfrentar a vida com muitos sacrifícios. Mesmo assim formou-se em Filosofia, mas se interessou logo pela arte, iniciando-se na cerâmica quando morou na Alemanha.

Em 1953, conheceu o diplomata brasileiro Alfredo Rainho, carioca de São Cristóvão, nascido em 1924 e, na época, segundo secretário da embaixada brasileira, em Belgrado. Com a volta dele à Brasília, no ano seguinte, ficaram separados até o reencontro para o casamento, em 1955.

Daí começaram as viagens e a dedicação às artes, já que Alfredo tinha se iniciado no hobby de pintar, no Japão e, depois descobriu a cerâmica, em Berlin. Nádia passou a fazer objetos em vidro colorido e ele cerâmica, peças únicas com aparência vitrificada devido à alta temperatura (130 graus) do forno especial.

O casal Nádia & Alfredo teve dois filhos (Adriana e Alfredo que lhes deram quatro netos) e moram em Búzios há 16 anos. Em sua casa à Rua Hibiscos, 6 - Bosque de Geribá (fone 623-2146) decorada com objetos de arte recolhidos nas viagens, mantêm aberto o atelier (antigo Keramion que em grego quer dizer barro), onde se pode apreciar os artistas trabalhando e a exposição de sua arte, peças de muito bom gosto.

A mais nova obra de Alfredo Rainho é a "Popozuda", colocada na varanda do shopping Rua da Praia, com acesso pela Rua das Pedras. Trata-se de uma escultura em esmalte felspático com carbono cobalto, de 1,60m de altura.

Popozuda à beira-mar
Foto arquivo BzN

Apareça. Você será sempre bem-vindo!