DICA

 

Na Ferradura, a DICA do bem comer & beber é o quiosque SAMUCA's localizado na ponta esquerda da praia. O nome vem de Samuel Alves da Rocha, um petropolitano de 52 anos, tipo boa praça e bonachão, filho de agricultores e que lutou muito na vida desde criança.

Aos oito anos de idade, já morando com uma das irmãs à rua Almirante Gonçalves, em Copacabana, colaborava com o orçamento familiar "carregando bolsa de madame" na feira e engraxando sapatos de gringos no Miramar Palace Hotel e no restaurante Alcazar, na Avenida Atlântica.

Aos 12 anos começou os estudos como aluno interno de um instituto de ensino, em Jacarepaguá, mas saiu três anos depois para o primeiro emprego, embalador/estoquista, na fábrica de roupas Roxy (Rua do Ouvidor). Aos 17 anos já era corretor de imóveis e aos 23, organizava excursões de ônibus nos colégios Cóccio Barcelos e Roma, quando conheceu a mineira Glorinha com quem se casaria na Igreja do Leme, em 1973 (têm o filho Eonio, jovem analista financeiro, hoje trabalhando no Rio de Janeiro).

Nos oito anos seguintes Samuca foi jornaleiro (banca na esquina das ruas Conde de Irajá e Voluntário da Pátria, em Botafogo) e, com 30 anos de idade chegou a Búzios para trabalhar como zelador.

Em 1984 começava o SAMUCA's em um trailer improvisado e, há 14 anos, seu quiosque é ponto de referência na praia.

Samuca & equipe


DICA

SAMUCA'S - Não deixe de pedir pastel de camarão/catupiry; iscas de cação; lula; camarão frito ou no bafo; aipim frito (macaxeira) e enchova frita. E batida de maracujá.

Os vips Valéria Valenssa & Hans Donner

O consultório de Wilma
... o Plim relaxante ...

MASSAGEM RELAXANTE - Se depois da caminhada, dos mergulhos e das caipirinhas você quiser relaxar mais ainda e alcançar a paz celestial no corpo & alma, procure sobre as pedras bem no cantinho esquerdo da praia uma figura calma, doce, de mãos aveludadas, chamada Wilma Freitas. Ela é terapeuta corporal, 40 anos, filha de pais professores, nascida no Rio de Janeiro e que começou a vida profissional como manequim, mas sempre preocupada com expressão corporal.

Atriz de teatro amador, professora de pré-escolar e de arte cênica, um dia fez curso de Shiatsu, quando decidiu morar em Israel (Telaviv), onde ficou seis anos cuidando de doentes terminais com massagem voltada para a polaridade do corpo, procurando através de bio-energia dar o perfeito equilíbrio entre o corpo e a alma.

Aperfeiçoando-se em Gyro-ginetics (sintonia entre o movimento do próprio corpo e o do paciente) e em Reik (energização a partir das mãos), Wilma se utiliza de um Plim, instrumento sonoro oriental de harmonização (espécie de diapasão) que emite uma vibração limpa que ajuda a criar um clima de meditação.

Em Búzios, Wilma está desde 1997, sempre no cantinho esquerdo da Ferradura onde a prefeitura licenciou uma espécie de tenda sobre as pedras onde recebe clientes que em época de temporada precisam marcar hora para serem atendidos (ela atende também em casa na sugestiva Rua da Paz número 2 ou pelo telefone 024- 9217-3359).
Experimente e comprove o seu lema: "O Sol de cada Ser irradia-se pela harmonização do movimento".

Alex Olegário

OSTRAS - Caso goste de ostra, marisco & ouriço, procure o Alex OLEGÁRIO que circula pela areia com bandeja de crustáceos e tem base no extremo esquerdo da praia.



LAZER - Passeios de banana's boat, esqui, caiaque, windsurfe, catamarã, laser.