by night

 

Tirou a siesta depois da praia? Bem, agora você está pronto para curtir Búzios by night. Vista-se de preferência como um carioca, isto é, com o espírito carioca, roupas leves e coloridas, sem complicados adereços, ou resumindo, esportiiiivo!

Se não tiver assistido o filme em cartaz, vá à sessão das nove do Gran Cine Bardot, que tem apenas 100 confortáveis poltronas e está localizado na poética Travessa dos Pescadores, em pleno centro da cidade. Mas antes ou depois do cinema, pare cinco minutos na esquina da praia e dê força para o JOÃO DO BANJO, 82 anos, que canta as maravilhas das praias buzianas.

Saiba que a vida by night buziana só começa a partir das 23 horas, a não ser que tenha filho pequeno e queira curtir a cidade mais cedo, jantando ou tomando um sorvete de casquinha com ele.

Muita coisa acontece na badalada Rua das Pedras, "a rua do vai-e-vem-onde-ninguém-come-ninguém". Ali, antes de escolher um restaurante ou creperie da lista do BÚZIOS GOURMET para jantar (ou cear), entre no footing e pare de loja em loja para ver, curtir e comprar, já que ficam abertas até às duas da madrugada.

No roteiro, não deixe de admirar os belos quadros da Abigail Vasthi Schelmm e de bater um papo com ela no seu colorido atelier "S'Essa rua fosse minha...". Ou de conhecer outros artistas que também expõem na galeria em frente.

Vá-e-venha-escolha-e-pare: se quiser privacidade, entre num restaurante mais aconchegante, que não dê para a rua, com ou sem música ao vivo. Se preferir curtir as "modas e a garotada muderna" do footing, arranje mesa na calçada à beira-rua onde poderá comer tão bem quanto num restaurante voltado para o mar: basta fazer a escolha certa, como a do LA COLONIALE.

A cidade não se resume a Rua das Pedras e, assim, não deixe de curtir, by day ou by night a Praça dos Ossos, point nos anos 60 e que está retomando o espírito buziano com novos e charmosos restaurantes e a escultura de CHRISTINA MOTTA, duas crianças com um cachorrinho, estátuas em bronze que viraram point turístico.

Se você pensa que vai voltar para casa depois do footing, das compras, do jantar (ou ceia?) desista: a cidade já despertou para a agitação e nada melhor do que viver o bom astral do embalo-de-uma-noite ouvindo música.

Rebata aquele uísque ou vinho do jantar numa saideira tranqüila num dos bares de música ao vivo onde, se der sorte, ouvirá um artista famoso dando canja.

Quem? Sei lá: que tal Mick Jagger, Chico Buarque, Cat Stevens ou Gilberto Gil? Duvida? Olha que todos eles já estiveram na cidade!

E como tudo acontece em Búzios, quem sabe se você no fim da noite não vai esbarrar numa senhora na Rua das Pedras, se desculpar e comentar intrigado: - engraçado, ela tem os traços da Brigitte Bardot.

Quem sabe...