by day

Foto by Sergio Fleury

 

Se você é de acordar cedo, aproveite a parte da manhã para sua caminhada. Coloque um tênis confortável e vá para Geribá, Ferradura, Manguinhos ou à Rasa, praias de areia firme para se andar.

Desfrute o visual das charmosas casas à beira mar e de alguns de seus badalados ocupantes.

Em Manguinhos, torça para que os pescadores já tenham voltado do mar com muito peixe que, disputado por gaivotas, transforma a praia em cenário do filme "Os pássaros", de Alfred Hitchcock.

Aliás, essa praia guarda a extraordinária história de PIERRE BLOCH, maquis da Resistência Francêsa que virou personagem buziano adorado pelos pescadores.

É ainda a praia dos bons ventos, que acolhe os esportistas do LASER, do WINDSURFE e os "cobras" que voam de KITEBOARDING.E por falar em ventos, veja se há regata no IATE CLUBE DE ARMAÇÃO DOS BÚZIOS (ICAB), na Praia dos Ossos: o espetáculo das velas é imperdível!

Na Rasa, quase sempre deserta, esqueça o mundo e pense que está numa ilha deserta. Acabada sua performance, dê um mergulho no mar e volte para casa louco por um suco de fruta gelado. Antes, passe na BANCA DO CHARUTO, em Manguinhos, para comprar jornais & revistas e pegar, gratuitamente, os jornais locais O PERÚ MOLHADO e o Buziano.

Caso acorde tarde, já saia de casa pronto para caminhar na praia e, depois, emendar no lazer. Se tiver filho pequeno, não hesite, vá para a Praia da Ferradura onde a criançada pode mergulhar em mar calmo e andar de caiaque e "banana" enquanto você joga um frescobol ou tenta se equilibrar numa prancha de windsurfe. Se for dos "cobrões", arrisque um esqui aquático; se tiver "medo" de água fria, leia jornal. E coma pastel com cerveja gelada, que ninguém é de ferro...e de preferência no SAMUCA'S no canto esquerdo da praia.

Também nesse canto, junto às pedras, entregue-se às mãos aveludadas da doce terapeuta corporal WILMA para uma massagem relaxante.

Se não gosta de acordar cedo, não tem filho pequeno e não gosta de caminhar, vá direto para Azeda & Azedinha (embarque de acquatáxi na Praia dos Ossos), praias pequenas e charmosas, onde se encontra amigos, se joga conversa fora e se curte a praia, atualmente selvagem, sem os ambulantes de antigamente. E saiba que a mata do entorno da praia é uma APA (Área de Proteção Ambiental) e das mais cobiçados pela especulação imobiliária da região.

João Fernandes (BAR DO NEGO) ou Ferradurinha (BAR DO ANASTÁCIO) podem ser opções, mas só se não for feriadão ou fim de semana de temporada, quando as praias se transformam em mal educado piquenique. Se tiver um filho adolescente ou melhor, "aborrecente", não escapará de Geribá, no point dos Gravatás, encontro da garotada do surfe e da moreyboogie que agora também curte o FISHBONE café, a novidade do verão 2001.

Outra opção é o passeio turístico em confortáveis e seguros saveiros, escunas ou em traineiras alugadas que dão maior liberdade de horários e roteiros. Nos saveiros, como o VICTORIA, você convive com turistas de todas as nacionalidades e recebe informações das praias visitadas, tudo sempre regado a música, cerveja & caipirinha.

Passeio diferente pode ser feito por terra no BÚZIOS TROLLEY, percurso de 22 Km e 2h30m de duração, conhecendo do alto a deslumbrante paisagem buziana. Vale a pena !

Para quem gosta de arte, a dica é agendar visitas aos ateliês de artistas plásticos, como o do MATHIAS , IVONE R. , LULA MORAES ou de ALFREDO & NÁDIA, que moram na cidade e têm prazer em receber para um bate papo os interessados em conhecer o acervo, que varia entre quadros, cerâmicas, esculturas e móveis artesanais em madeira de lei (aceitam encomendas).

Se for "pessoa da noite", estique a praia da Tartaruga no BAR DO CHICO até o pôr-do-sol na base de tira-gostos como pastéis de camarão & catupiry, aipim, lula, enchova ou camarão fritos, iscas de cação (não tenha preconceito porque além de delicioso não-tem-espinhas!), ostras & mexilhões (mariscos).

Ou vá para o BAR DO ZÉ de onde curtirá um point estratégico, by day & by night, deste Búzios Verão 2002.

Alimentado no corpo & espírito pelo dia glorioso de sol, volte para casa, tome uma ducha reconfortante, tire uma bela siesta até xis horas e vá curtir Búzios by night.

E muito importante: não-tenha-preguiça-de-sair-à-noite!