Personagem
* Renata Dechamps * Ramon Avellaneda * Soca * Doutor Bento *

Brigitte Bardot curtiu feira-livre em Ipanema e posou para fotos do Denis

Brigitte Bardot em Búzios by Denis Albanèse

Aos 24 anos, solteiro, o parisiense Denis Albanèse embarcou no veleiro "Penélope" com dois amigos, atravessou o Atlântico e aportou dia 31 de dezembro de 1955, no Iate Clube do Rio de Janeiro. Chegou, gostou, ficou e se tornou personagem de diversas aventuras, como a de receber a "espinhosa" missão de fotografar todos os passos da atriz Brigitte Bardot em sua primeira visita a Búzios no verão 62.

Engenheiro formado em Paris, Denis ao decidir morar no Rio de Janeiro optou em ser fotógrafo profissional e, para isso, valeu-se da ajuda do já renomado fotógrafo italiano Fúlvio Roiter que trabalhava como free-lance para a revista Manchete. Com ele viajou o país para um livro que mais tarde editaria na Suíça. Esse projeto recebeu o incentivo do presidente Juscelino Kubistcheck que facilitou o deslocamento dos dois pelo interior brasileiro.

Foto: Denis Albanèse

Nessa época Denis mantinha amizade com uma turma de franceses que gostava muito de barco e de pescar na Ilha Grande e em Búzios:- entre esses amigos, o brasileiro-marroquino Bob Zagury que na virada do ano de 63/64 (Brigitte chegou ao Rio dia 7 de janeiro de 1964) me telefonou avisando que preparasse meu barco chamado "Biscaia", porque estava chegando com a Brigitte Bardot para uma temporada carioca. Ela foi direto para um apartamento de Bob, no Edifício Golden State, à Avenida Atlântica 2016, onde ficou dez dias vigiada pela imprensa que fazia plantão na porta - conta Denis.

Ilhada, sem poder sair de casa, BB ameaçou voltar para a França, até que se teve a idéia de fazer um trato com a imprensa: - o Oscar Ornstein, RP do hotel Copacabana Palace organizou uma conference de presse quando a própria Brigitte pediu uma trégua em troca de fotos exclusivas para todos quando deixasse a cidade. Todos toparam, cheguei andar com ela na feira-livre do Bar 20 (Ipanema) disfarçada com uma capa e uma peruca negra e foi então que a levamos de barco, primeiro para Ilha Grande (Angra os Reis) e, em seguida, para o paraíso de Búzios, onde chegou dia 15 de janeiro de 1964 - recorda Denis.

Nessa época Denis já alugava a casa do André Mouravieff (Manguinhos) e foi lá que BB ficou ", livre do assédio da imprensa, muito entrosada com a população local, adorando o mar". Ali ela passou o verão, mais de mês, e foi quando ele a fotografou por ser o escolhido para registrar sua permanência e , depois, distribuir cópias à imprensa que, com raras exceções, cumpriu a trégua.

Foto: Denis Albanèse

- Quase que conseguimos levá-la num avião especial da FAB para conhecer os índios do Xingu, mas por ter medo de avião, desistiu. Já imaginou fazer fotos dela nua com os índios também nus - pergunta Denis.

Brigitte Bardot cumpriu o prometido, deu sua entrevista ao partir e, Denis Albanèse, entregou gratuitamente e sem a preocupação de direito autoral, mais de 400 fotos suas à imprensa que se fartou em mostrar Brigitte Bardot com o namorado Bob Zagury no paraíso de Búzios.

- Fiquei amigo de BB, me hospedei algumas vezes com minha mulher em sua casa parisiense, quando falava com saudades dessa visita a Búzios e reclamava da segunda visita (ficou na casa do Ramon Avellaneda no Natal de 1964) quando a imprensa a perseguiu e não deu a mesma liberdade que desfrutou na primeira visita - lamenta Denis Albanèse que na época estava em Paris e não pode ajudar a amiga.

Foto by Sergio Fleury

Denis Albanèse registrou a visita de BB, em Búzios

Expo "Búzios 37 anos de Brigitte Bardot" resgata visita da atriz

 

Personagem

Renata Dechamps


Ramon Avellaneda

Née Renate Christiane é embaixadora carioca em Búzios
Foi amigo do "Che", hospedou BB e assessorou Jacques Cousteau

Soca

Doutor Bento

Soca viu Brigitte de biquíni, ganhou máscara & snorkel de Bob e um dia quer ser prefeito
Hospedava estrangeiros, Zé Bento levava caixão ao cemitério