Barbearia Gomes
* Chico Tattoo *

Barbeiro Samuel de 14 anos continua tradição do pai, avô e bisavô na arte da tesoura

Pai Sergio, filho Samuel

Domingos ensinou Amaro que ensinou Sergio que ensinou Samuel. Assim a família Gomes mantém a tradição do ofício de barbeiro desde o início do século passado, quando o velho Seu Domingos cortava o cabelo do senhor do engenho e dos roceiros da usina de cana de açúcar do Outeiro, a 18 km da cidade fluminense de Campos dos Goitacazes, tarefa passada de pai para filho desde aquela época.
Aos 52 anos de idade, Alan Sergio Maciel Gomes orgulha-se de ter adotado a mesma profissão do avô e do pai. Ele se lembra dos tempos da usina quando, aos 13 anos de idade teve, com o pai Amaro, as primeiras aulas práticas de como manejar a tesoura e a navalha, e se emociona ao lembrar da sua morte prematura aos 42 anos de idade. Obrigado a assumir o salão da família no centro da cidade de Campos, continuou como barbeiro do pessoal da usina do Outeiro onde o avô começou.
Aos 21 anos se casou com a campista Márcia e oito anos depois chegava a Búzios para abrir sua Barbearia Gomes, a primeira da cidade, depois instalada no Shopping Gravatás, no bairro de Manguinhos, onde está até hoje.
Agora é a vez do bisneto Samuel de Abreu Gomes, de 14 anos, continuar a tradição da família Gomes, no salão do pai Sergio, onde começou há um ano a cortar o cabelo dos colegas, abandonando o biscate de consertador de bicicletas.
Sua "diplomação" foi no verão 2002 quando, na ausência do pai, atendeu a um chamado do petista Luiz Inácio Lula da Silva para lhe aparar cabelo & barba: - ele perguntou minha idade, elogiou o corte, aconselhou a fazer um curso de aperfeiçoamento e ainda me deu R$ 13,00 de gorjeta - lembra Samuel.
Dos cinco filhos de Sergio, apenas o caçula e único varão Samuel decidiu continuar a tradição de barbeiro, embora o pai tenha ainda a esperança de um dia contar também no salão com o trabalho das filhas no atendimento feminino.
Dividindo os estudos do 2º Grau com a jornada na barbearia, Samuel já tem sua própria freguesia no salão que para muitas pessoas deixou de ser a Barbearia Gomes (22- 9839-5198), para ser a Barbearia Pai & Filho.
E quando estiver descansando em Búzios, faça como LULA: apare cabelo & barba (se tiver) com Samuel, o filho do Sergio, neto do Amaro e bisneto do Seu Domingos.


A família Gomes desde já agradece.